TECNOLOGIA DE EVAPORAÇÃO

Os evaporadores projetados pela L&M Engenharia são únicos e diferentes dos usuais porque operam sob o princípio da “Névoa Turbulenta Descendente (N.T.D)”, que consiste em explodir termicamente o líquido de entrada por meio de um “flash” parcial, resultando numa mistura de vapor e pequenas partículas líquidas (névoa). 

Esta névoa é gerada em cada um dos cones de distribuição que alimenta os tubos de cada estágio do evaporador.

 

Diferentemente da tecnologia "película descendente”, que depende de dispositivos mecânicos para a distribuição do líquido nos tubos, resultando com frequência em distribuição desigual, que leva ao aquecimento localizado e, como consequência, a queima do produto nas paredes dos tubos, no evaporador projetado pela L&M, a névoa é distribuída uniformemente devido ao equilíbrio de pressões dentro dos tubos. Desta forma, quando o fluxo em um tubo aumenta, a pressão dentro do mesmo aumenta e o produto automaticamente se distribui para outro tubo.

O produto sob a forma de névoa cai livremente através dos tubos abertos, absorvendo o calor e evaporando a água, aumentando mais ainda o seu volume. Ele é então acelerado termicamente chegando a velocidades muito altas (em algumas aplicações, perto da velocidade sônica) no final dos tubos.

Na configuração de um evaporador, a distribuição da superfície de troca de calor, os comprimentos e diâmetros dos tubos, o controle da velocidade do produto sob a forma de névoa, o número de efeitos, o arranjo dos    pré-aquecedores e uma série de outras considerações variam bastante dependendo das características do produto, consumo de energia desejado etc.

• Maior tempo de operação entre as limpezas.

Devido à alta velocidade do produto, sua distribuição uniforme e a inexistência de calor localizado, a incidência de incrustações no interior dos tubos é drasticamente reduzida.

Esse diferencial faz com que o período de operação entre as limpezas seja prolongado substancialmente.

Dependendo do produto a ser concentrado, o evaporador poderá operar até por vários dias sem a necessidade de ser limpo.

 

• Baixo custo de manutenção.

Em nosso evaporador, as únicas peças móveis são as bombas e os motores. Portanto, normalmente a manutenção se restringe a eventual substituição de selos mecânicos, rolamentos e acoplamentos.

Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Visando à pesquisa e o desenvolvimento de novos produtos e também a possibilidade de um novo processo para um produto já desenvolvido, a L&M Engenharia Ltda projetou, construiu e agora coloca à disposição de seus atuais e futuros clientes um Evaporador Piloto.

O produto é um evaporador industrial de proporções reduzidas, fácil de ser transportado e instalado, que apresenta a mesma eficiência e vantagens dos nossos evaporadores de concentração de fluido ECoFluid® de grandes dimensões e capacidades.

A utilização do nosso evaporador piloto, bem como os testes operacionais em uma unidade industrial, permitem a avaliação e a determinação do seu desempenho e a qualidade do produto concentrado.

O princípio da N.T.D proporciona aos nossos evaporadores significativas vantagens, tais como:

• Menor tempo de exposição ao calor.

Nossos evaporadores são de passo único, sem recirculação, com múltiplos efeitos e estágios. Devido à alta velocidade do produto, a transferência de calor para ele é feita rapidamente.

Dessa forma, o tempo de exposição do produto ao calor é consideravelmente menor, aumentando a qualidade do produto e, sendo em meio aberto, reduzindo-se a possibilidade de aquecimento localizado.

• Inexistência de aquecimento localizado.

O princípio de operação dos nossos evaporadores pela N.T.D propicia a distribuição uniforme do produto dentro dos tubos por meio da equalização de pressão, não sendo necessária a utilização de dispositivos mecânicos. A distribuição uniforme evita o aquecimento localizado e a consequente queima do produto.

 

• Simplicidade de operação.

As variações de capacidade de evaporação e do grau de concentração são obtidas por meio de simples regulagem nos fluxos de vapor e do produto.

 

• Sistema de limpeza “CIP” Clean in Place.

O procedimento de limpeza é muito simples, realizando-se no próprio local pelo mesmo operador que deverá somente abrir e fechar algumas válvulas, sem que sejam alteradas as condições de operação. Ou seja, não há necessidade de desmontagem de nenhuma peça do evaporador no momento da limpeza.

Pela sua simplicidade, esse sistema pode ser facilmente automatizado.

© 2018 L&M Engenharia | Criado por Mira Publicidade.